O porta-voz da pasta, Akhundzada Abdul Salam Jawad, explicou que 2,2 milhões de dólares desse montante correspondem a exportações afegãs.
Os principais produtos de exportação são passas, minerais, sucos de frutas, pepinos, talco, bebidas não alcólicas, figos secos e cebolas. As importações consistem principalmente de arame farpado, malte e vários produtos de petróleo e gás, acrescentou o porta-voz.
Jawad disse que, embora tenham sido feitos esforços nos últimos três anos para aumentar as exportações e facilitar o comércio, a balança comercial do Afeganistão com os países da região e do mundo continua desigual.
A Rússia é um dos países que exporta anualmente mais de US$ 300 milhões em mercadorias para o Afeganistão, mas comparativametne as vendas para a Rússia são muito limitadas, disse ele.
Uma delegação russa se reuniu recentemente em Cabul com autoridades do Ministério das Relações Exteriores afegão para discutir a expansão da cooperação econômica, comercial, de investimentos e de trânsito.
mem/nvo/jb