É a obra “Textile Embrace from Trinidad to Havana”, uma tapeçaria inclusiva, resultado de um intenso trabalho coletivo dos membros do projeto “Between Threads, Wings and Brushes”, liderado pela artista visual Yudith Vidal.
Falando sobre sua recente estreia na Calçada Sul do Malecón de Havana, Vidal disse à Prensa Latina que a peça foi feita em um suporte de juta ou pano de saco e representa dois ícones de ambas as cidades.
É uma tapeçaria colorida, como um desenho infantil em escala, e no centro está a torre do Convento de San Francisco de Asís, emblemática de Trinidad, e o famoso Morro de La Habana.
O artista afirmou que a obra é um presente para a cidade de Havana em seu 505º aniversário, já que são gêmeas em anos, cultura, tradições e arquitetura; daí esse abraço têxtil.
Dessa forma, as duas cidades estão irmanadas por meio de uma peça de linha, bordado, bordado e tecelagem na qual todas as artesãs que fazem parte do projeto trabalharam, enfatizou ela.
Vidal disse que o projeto reúne 17 artesãs artistas e envolve todos os trabalhos de costura, mas também inclui a participação de alunos da escola Oficina Trinitária Fernando Aguado y Rico para aprender o ofício e servir à sociedade.
Ele disse que o coletivo também tem tempo para proporcionar às crianças da comunidade com necessidades especiais um momento de criatividade, no qual elas não apenas aprendem essas técnicas de artesanato, mas também se preparam para a vida.
Precisamente as crianças dançaram neste domingo na inauguração da tapeçaria, bem debaixo da varanda de Juanito Delgado, criador e curador do projeto Detrás del Muro, localizado no Malecón entre Prado e Cárcel.
A apresentação da peça têxtil foi acompanhada pelo grupo Tonadas Trinitarias, descrito por Vidal como um grupo icônico da cidade de Sancti Spiritus, que mantém viva uma tradição secular de música e folclore.
mem/dla/bm