O Cazaquistão foi e continua a ser um parceiro estratégico confiável da Rússia, um aliado da Rússia nestes tempos complicados, disse Tokaev ao receber o presidente russo na sua residência em Astana, destacou esta quarta-feira o gabinete do presidente do Cazaquistão no seu canal Telegram.
O líder do país da Ásia Central sublinhou que as relações bilaterais se baseiam nas bases sólidas da aliança estratégica.
Hoje adoptaremos documentos muito importantes: são 20 acordos que, sem dúvida, darão um poderoso impulso adicional ao desenvolvimento da nossa boa vizinhança e cooperação, disse Tokaev.
Putin chegou ao Cazaquistão na quarta-feira para uma visita de Estado de dois dias para a cimeira com Tokaev e para participar na reunião da Organização do Tratado de Segurança Colectiva (CSTO).
A CSTO reúne Arménia, Belarus, Cazaquistão, Quirguizistão, Rússia e Tajiquistão.
Na véspera, o conselheiro de assuntos internacionais do Kremlin, Yuri Ushakov, afirmou que Putin e Tokaev poderiam abordar o trânsito do petróleo cazaque através do território russo durante a sua reunião.
Segundo o assessor, a delegação russa liderada por Putin, além dos ministros, é formada por altos executivos de importantes empresas, como a Rosatom, líder mundial no setor de energia nuclear, a gigante ferroviária RZD, a corporação espacial Roscosmos, o banco VTB, entre outros.
ro/gfa / fa