No âmbito da programação da XV Bienal de Havana, a iniciativa que terá lugar no Edifício de Arte Cubana do Museu Nacional de Belas Artes, integra a 26ª edição da Semana da Cultura Italiana em Cuba.
Também esta quinta-feira no Palacio del Conde de Lombillo, na Plaza de Catedral, será inaugurada a quarta edição do “Miradas Compartidas”, evento que promove talentos emergentes da fotografia artística de Cuba e Itália.
Está marcada para amanhã, na Plaza Vieja do Centro Histórico da cidade, a apresentação da instalação sonora “Submerged Voices”, do artista italiano Alessandro Librio.
Com curadoria de Yanet Oviedo e Federico Fruttero, a obra conecta Havana e Palermo, duas capitais insulares com grande patrimônio histórico.
Esta sexta-feira, as salas 23 e 12, no Vedado, oferecem uma retrospectiva da trajetória artística de Marcello Mastroianni, um dos mais destacados intérpretes italianos do cinema internacional.
Numa recente conferência de imprensa, o embaixador italiano em Cuba, Roberto Vellano, considerou esta celebração, desde o passado dia 25 de novembro até ao próximo domingo, como um símbolo dos estreitos laços entre os dois países.
O diplomata destacou o valor artístico dos 18 eventos previstos, um exemplo da diversidade e variedade da programação.
Vellano destacou que as atividades da Semana da Cultura Italiana em Cuba têm como principal objetivo fortalecer as relações culturais bilaterais, além de promover o intercâmbio entre artistas cubanos e italianos, e destes últimos com o público cubano.
jf/mml / fav