Uma coluna de Assistência Humanitária e Alívio de Desastres (HADR) resgatou mais de cem pessoas em várias localidades de Krishna Nagar, onde o nível da água chegou a quase um metro e meio, segundo a agência de notícias ANI.
A tempestade permaneceu estacionária nas últimas seis horas, 120 quilômetros ao sul-sudoeste de Chennai, capital de Tamil Nadu, de acordo com o Departamento Meteorológico da Índia (IMD).
Espera-se que ele se desloque lentamente para o oeste e provavelmente se enfraqueça em uma depressão sobre a costa norte de Tamil Nadu e Puducherry nas próximas seis horas, disseram os especialistas.
Desde o dia anterior, o Fengal vem castigando partes de Tamil Nadu e Puducherry com chuvas fortes e constantes, acompanhadas de ventos fortes.
As estradas estavam praticamente vazias enquanto os trabalhadores civis, a polícia e o pessoal do corpo de bombeiros e de resgate realizavam operações de socorro e resgate.
Soube-se que a Greater Chennai Corporation (GCC) mobilizou 22.000 pessoas, incluindo engenheiros, funcionários e trabalhadores do setor de saneamento, e colocou 1.686 motobombas em operação para limpar as enchentes em 134 locais, disse a fonte.
Em Chennai, o ministro-chefe de Tamil Nadu, M.K. Stalin, realizou uma análise de emergência no Centro de Operações de Emergência do Estado com funcionários seniores.
Ele garantiu à população que o território tinha tomado todas as precauções necessárias, com acampamentos de socorro para residentes em áreas vulneráveis e distribuição de alimentos.
Os serviços de transporte público em Chennai foram reduzidos e as autoridades ferroviárias anunciaram uma frequência reduzida nas seções suburbanas.
No entanto, o aeroporto foi fechado e os trens, incluindo os trens expressos e super rápidos, sofreram apenas alguns atrasos.
Em Puducherry, a Força Nacional de Resposta a Desastres (NDRF) chegou de Arakonam para evacuar as pessoas das áreas baixas e restringiu o acesso público à estrada da praia e a vários locais turísticos, e as escolas e faculdades permaneceram fechadas.
mem/lrd/mb