4 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Os melhores do esporte em 2024: judoca Teddy Riner

os-melhores-do-esporte-em-2024-judoca-teddy-riner

Os melhores do esporte em 2024: judoca Teddy Riner

Paris, 1 dez (Prensa Latina) Um dos grandes nomes do esporte mundial, o judoca francês Teddy Riner, cumpriu sua missão com duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, ampliando uma lenda cujo epílogo ainda não foi escrito.

Por Waldo Mendiluza, Correspondente Chefe em Paris

Sua imagem sorridente estava por toda parte na França antes da festa sob os cinco anéis que paralisou o planeta neste verão. Em solo francês, pelo menos um título para o homem nascido em Guadalupe há 35 anos era uma certeza, e o maior de todos os tempos não decepcionou seus fãs.

Em 2 de agosto, ele subiu ao pódio na categoria acima de 100 kg e, no dia seguinte, deu a Les Bleus o título da equipe mista na partida decisiva contra o jovem japonês Tatsuru Saito.

“Eu não poderia ter sonhado com nada melhor (…), você pode imaginar, mas vivenciar isso assim é impossível”, disse Riner emocionado à mídia após o feito.

Estrelando também a cerimônia de abertura de Paris 2024, onde acendeu o caldeirão ao lado da glória do atletismo Marie-José Perec, a lenda do judô já conquistou cinco medalhas de ouro olímpicas, três individuais e duas por equipe, além de um armário de troféus adornado com 11 medalhas de ouro mundiais.

No total, seu recorde em eventos de verão é inigualável na modalidade fundada por Jigoro Kano, acrescentando aos seus títulos em Londres 2012, Rio de Janeiro 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024 duas medalhas de bronze, em Pequim 2008 e na capital japonesa.

Em uma despedida carinhosa dos tatamis e diante de sua torcida, a massa de dois metros e quatro centímetros e 140 quilos tem como objetivo levar seu legado ainda mais longe.

“Sou insaciável”, disse ele ao jornal L’Équipe, já apontando seu quimono para as Olimpíadas de Los Angeles de 2028, onde competiria aos 39 anos de idade.

Os limites humanos desafiam a lógica quando o talento, a longevidade e a motivação formam uma espécie de tempestade perfeita; não podemos prever como Riner chegará à Grande Laranja, ou se conseguirá chegar, mas podemos imaginar que ele lutará com força colossal por seu sonho.

Após os Jogos Olímpicos na Cidade Luz, o carismático atleta disse que o caminho para a recuperação física e mental já havia começado para ele, com seu desejo de voltar à ação intacto.

O tempo dirá, mas Riner merece a melhor das sortes: Toda a sorte do campeão mundial!

jcm/wmr/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES