Em seu perfil no X, o presidente parabenizou o General do Exército Raúl Castro, os Comandantes da Revolução, os combatentes fundadores e as novas gerações de soldados das FAR, que ele descreveu como “uma força do povo e para o povo, desde a semente plantada na Serra até esses dias difíceis”.
O aniversário comemora o desembarque de 82 expedicionários, liderados pelo Comandante-em-Chefe Fidel Castro, no leste do país, no iate Granma, que há 68 anos deu início à luta guerrilheira em Sierra Maestra.
Ao chegarem, os combatentes foram cercados pelo exército e pela força aérea do ditador Fulgencio Batista (1952-1859) e, com muita dificuldade e pesadas perdas, conseguiram chegar à Sierra Maestra, a principal cadeia de montanhas da ilha. Depois de serem surpreendidos e dispersos pelas tropas de Batista, os jovens se reagruparam e formaram o núcleo do Exército Rebelde que lutou contra a ditadura nas montanhas do leste da ilha até o triunfo revolucionário de 1º de janeiro de 1959.
Os sobreviventes dos combates após o desembarque formaram o embrião das Forças Armadas Revolucionárias (FAR), formadas após o triunfo revolucionário de 1º de janeiro de 1959 pelo general do Exército Raúl Castro, com a fusão das forças rebeldes com as milícias de trabalhadores, camponeses, estudantes e universitários.
As Forças Armadas cubanas são compostas por quatro corpos de exército (Ocidental, Central, Oriental e Corpo de Trabalho Juvenil) e realizaram missões internacionalistas em vários países africanos para contribuir com os processos de libertação nacional e o fim do apartheid.
mem/evm/bm