Segundo as declarações da titular dessa pasta, Gloria Inés Ramírez, um diálogo respeitoso e concentrado permitirá encontrar o melhor valor para aumentar a remuneração salarial da economia do país, mas sobretudo garantir uma qualidade de vida digna ao trabalhador e à sua família.
O responsável referiu que o país vive uma reativação económica, com um crescimento do Produto Interno Bruto de dois por cento, alcançado no terceiro trimestre.
Salientou ainda que o emprego aumentou 107 mil trabalhadores, houve uma redução do desemprego para atingir 9,1 % em Outubro passado, a taxa mais baixa desde 2015, e houve uma ligeira redução da informalidade a nível urbano e rural.
Estes avanços, especificou, devem contribuir para a busca de melhorias na qualidade de vida dos mais pobres e vulneráveis na Colômbia.
“A nossa tarefa é reconhecer as nossas diferenças, focar naquilo que nos permite construir juntos para avançar e fazer o maior esforço para manter o diálogo para levar ao país as notícias que conseguimos definir por consenso e de forma concertada o aumento no salário mínimo”, afirmou.
De acordo com a agenda estabelecida na reunião da Comissão Permanente de Coordenação das Políticas Salariais e Laborais entre o Governo nacional, as centrais sindicais e os empregadores, entre os dias 11 e 15 do corrente mês, as propostas de aumento deverão ser apresentadas e discutidas. do valor do salário mínimo para 2025.
O prazo para emissão do Decreto foi fixado para 30 de dezembro.
jha/ifs/ls