Na véspera, Selassie recebeu as acreditações de 12 chefes de missões diplomáticas do México, Sudão, Nicarágua, Irão, Gabão, Bélgica, China, Gana, Dinamarca, Israel, Irlanda e Países Baixos.
O Embaixador Dinamarquês Sune Krogstrup comentou que Adis Abeba e Copenhaga desfrutam de uma cooperação extensa e muito profunda em muitos setores relevantes. “Temos uma relação histórica que é importante preservar e desenvolver ainda mais”, sublinhou.
Krogstrup, depois de observar que o seu país é um parceiro de longa data no setor agrícola e florestal da Etiópia, também especificou que trabalham em estreita colaboração em matéria de energia sustentável e resiliência de grupos vulneráveis.
Por outro lado, o embaixador iraniano, Ali Akbar Rezaie, enfatizou a importância de melhorar a cooperação em áreas como a economia, a educação, as novas tecnologias e o diálogo político.
O embaixador sudanês, Elzein Ebrahim, disse que foi uma oportunidade para conversar com o presidente etíope sobre questões bilaterais e agradecer-lhe por ter recebido os seus irmãos de Cartum que fogem da guerra.
Ao dirigir-se aqui ao diplomata-chefe do México, Alejandro Estivill, ele comentou sobre a existência de muitas áreas potenciais entre os dois países para continuar a forjar no futuro, incluindo a agricultura, a diáspora e o turismo.
Ele também destacou a necessidade de fortalecer as relações em termos de cooperação Sul-Sul.
idm/nmr / fav