“Em nome do governo e do povo da África do Sul, ofereço minhas mais calorosas felicitações ao presidente eleito Netumbo Nandi-Ndaitwah de nosso país irmão e vizinho, a República da Namíbia”, escreveu ele em sua conta na mídia social.
Ela acrescentou que o fato de ser a primeira mulher a ocupar esse alto cargo demonstra não apenas a democracia que foi alcançada, mas também a capacidade de transformar sociedades.
Além de suas felicitações pessoais a Nandi-Ndaitwah, Ramaphosa estendeu as felicitações ao seu partido, a Organização Popular do Sudoeste da África, “que se beneficiou enormemente de sua liderança como vice-presidente”, disse ele.
O presidente concluiu sua mensagem com um convite para aprofundar as relações entre a Namíbia e a África do Sul, e para que o povo das duas nações chegue a um melhor entendimento e apreciação de sua história e futuro compartilhados, disse ele.
No dia anterior, a Comissão Eleitoral da Namíbia anunciou a vitória de Nadi-Ndaitwah na eleição presidencial de 27 de novembro, na qual ele obteve 57,31% dos votos, uma maioria absoluta que evita um segundo turno.
Seu concorrente mais próximo, o líder do partido Independent Patriots for Change (IPC), Panduleni Itula, obteve 25,5%.
idm/kmg/bm