Petro se reunirá hoje com o presidente eleito Yamandú Orsi, cuja vitória nas eleições de 24 de novembro fará com que a Frente Ampla, agora na oposição, retorne ao poder executivo pelos próximos cinco anos.
De acordo com o comunicado da Presidência da Colômbia, a reunião contribuirá para “fortalecer os laços entre os dois países”.
De acordo com a fonte, Petro também será recebido pelo atual presidente Luis Lacalle Pou, em uma reunião na qual o colombiano “espera fechar o ciclo das relações bilaterais”.
Na quinta-feira, a agenda do chefe de Estado colombiano inclui a condecoração do ex-presidente uruguaio José Mujica com a Ordem de Boyacá, um dos mais importantes prêmios concedidos por seu país.
O evento será realizado na fazenda do ex-presidente, nos arredores da capital.
A delegação colombiana é composta pela Diretora da Presidência, Laura Saravia, pelo Vice-Ministro das Relações Exteriores, Jorge Rojas, e pelo Embaixador aqui, Francisco Coy.
Gustavo Petro provavelmente coincidirá com o presidente brasileiro Inácio Lula da Silva, que também prometeu uma visita a Mujica durante sua estada aqui para participar da cúpula do Mercosul.
O encontro começa na quinta-feira, 5 de dezembro, com reuniões de ministros das relações exteriores, ministros das finanças e banqueiros centrais dos países do bloco.
Em 6 de dezembro, a cúpula dos líderes será realizada no edifício do Mercosul, que fica na capital.
lb/ool/bm