Durante esta quarta-feira no décimo primeiro evento internacional, que se reunirá até o próximo dia 6 no Centro de Convenções de Havana, acontecerá também um painel sobre mediações e desafios no contexto da Inteligência Artificial com renomados especialistas cubanos como a doutora em ciências, Débora Torres, Ailyn Febles e Ramón Fernández, que dividirão espaço com a acadêmica argentina Daniela Monje.
Na inauguração do dia anterior, o professor espanhol Francisco Sierra defendeu a transformação da comunicação num bem comum para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e equitativa.
Por sua vez, o jornalista, professor e pesquisador de comunicação argentino, Washington Uranga, proferirá mais uma conferência sobre Comunicação Social no atual cenário de hegemonias midiáticas e culturais, a partir de uma visão latino-americana e caribenha.
Defendeu a tese de que existem duas dimensões fundamentais para a compreensão da comunicação: primeiro, a sua centralidade nos direitos humanos e, segundo a necessidade de considerar as competências, práticas e tecnologias que facilitam as trocas.
O ICOM 2024 reúne 300 especialistas de Cuba e do mundo no Centro de Convenções de Havana, para abordar o papel da informação, comunicação, tecnologia e cultura nos propósitos de desenvolvimento e inovação da humanidade.
Organizado pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Havana (FCOM), terá também uma feira que se insere entre as atividades para conectar sessões acadêmicas, expositivas, culturais, sociais e de networking em um mesmo espaço.
De forma geral, o programa está estruturado em torno dos eixos temáticos: “Informação, comunicação e conhecimento para o desenvolvimento” e “Informação, desinformação, comunicação e mudanças culturais no ambiente digital contemporâneo”.
O percurso teórico e prático do evento será também orientado por debates sobre os temas “Cultura e Poder Indústrias Culturais e Políticas Públicas” e “Formação profissional na área da informação e comunicação”.
Palestras, painéis, apresentações, visitas guiadas a locais de interesse científico e social; e apresentação de projetos, serão algumas das ações em que os participantes também participarão.
oda/cdg / fav