O SEN foi restabelecido, escreveu a manchete da rede social X, pouco antes de concluir esta quarta-feira.
Todas as unidades que estavam em processo de boot entraram no sistema, afirmou na própria mensagem.
De la O Levy esclareceu que “a unidade Felton 1, que já está com caldeira ligada e será sincronizada nas próximas horas”, ainda não foi incorporada à geração de energia elétrica.
Na véspera, no início da manhã, houve novo desligamento do Sistema, após desligamento da termelétrica Antonio Guiteras por desligamento automático, conforme notificado pelo Ministério de Minas e Energia.
Durante o dia avançaram as obras de reabilitação e antes do anoitecer as unidades Santa Cruz 1, Guiteras e Felton estavam prontas para arrancar, com mais 400 megawatts do que as até então existentes.
Da mesma forma, as províncias de Pinar del Río e Holguín foram incorporadas ao SEN, sempre de acordo com relatórios oficiais.
O SEN sofreu danos significativos nos últimos meses, incluindo cortes de energia, causando apagões prolongados em toda a ilha.
As autoridades cubanas denunciam as consequências no setor do bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos ao país caribenho há mais de seis décadas, política que se intensificou nos últimos anos.
kmg/raj / fav