8 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Estreia mundial em Cuba da série Cem Anos de Solidão

Estreia mundial em Cuba da série Cem Anos de Solidão

Havana, 6 dez (Prensa Latina) Os dois primeiros capítulos da série Cem Anos de Solidão, uma adaptação da obra de Gabriel García Márquez, serão apresentados hoje em estreia mundial no Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana .

O cinema central Yara da capital cubana será o anfitrião desta exibição, um dos momentos mais esperados pelos adeptos do evento cinematográfico em sua 45ª edição.

Segundo o que disse com exclusividade à Prensa Latina o diretor Rodrigo García Barcha, filho de Gabriel García Márquez e um dos produtores do audiovisual, não só é bom, mas justo e necessário que esses dois primeiros capítulos sejam apresentados no Festival de Cinema de Havana.

Gabo esteve inúmeras vezes no Festival de Cinema de Havana e “sempre tentou estrear lá tudo o que pudesse ser divulgado e em que ele tivesse uma palavra a dizer”, expressou por e-mail.

Embora já não vá a Cuba há algum tempo, observou o realizador colombiano, fui durante muitos anos da minha juventude e tenho muito boas recordações do país e do cinema que lá se faz.

O Festival de Cinema de Havana foi um capítulo muito grande na minha vida, na vida dos meus pais e na do meu irmão Gonzalo, fiz grandes amigos, disse o realizador colombiano e recordou a sua amizade com Rapi Diego, sua irmã (Josefina) e seu pai Eliseo Diego.

Além disso, lembrou com muito carinho e admiração Tomás Gutiérrez Alea, Gerardo Chijona…

A relação do meu pai e da nossa família em geral com este evento na capital cubana e, claro, com a Fundação Novo Cinema Latino-Americano é muito profunda, enfatizou.

Rodrigo também deu detalhes sobre sua participação na produção da série Cem Anos de Solidão e explicou que se propôs a manter uma distância respeitosa para que a equipe criativa tivesse espaço para interpretá-la como considerassem.

Acho que para ser fiel à essência do romance, observou, é preciso adaptar a obra, são formatos diferentes, mídias diferentes.

Sempre comentei e dei minha opinião quando solicitado, mas quem estava fazendo a série tinha um desafio muito grande e eu não queria estar ali como diretor, roteirista e filho do autor, dizendo sim e não, frisou.

Na sua opinião, muitas das obras de Gabo que foram adaptadas, seja como filmes ou séries, sofreram com muito respeito pelo autor e muito respeito pelo livro e “para ser fiel é preciso ser infiel, pelo menos neste adaptar livros”.

As prévias desta produção da Netflix que recria o universo mítico de Macondo mostram paisagens que impressionam pela beleza. Precisamente, indicou Rodrigo, uma condição para a realização do audiovisual era que fosse filmado inteiramente na Colômbia e, claro, em espanhol.

As pessoas, tanto na frente quanto atrás das câmeras, tinham que ser colombianos e latino-americanos, e assim foi feito

Rodrigo e seu irmão Gonzalo García Barcha atuaram como produtores executivos da série Cem Anos de Solidão, dirigida por Alex García-López e Laura Mora.

Antes de sua estreia na Netflix, e graças aos recentes acordos com esta empresa, os dois primeiros capítulos da tão esperada série chegam nesta sexta-feira ao 45º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, que começou na véspera e vai até 15 de dezembro. Dezembro.

ro/ifb/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES