Uma mistura de rock and roll e timba marcou o ritmo do show de encerramento da noite passada, inspirado na música de bandas e artistas importantes, como Queen, Eurythmics, Elton John, San Smith, Dua Lipa e Los Van Van.
A direção geral e musical do espetáculo ficou a cargo de Andrés Levin, com Ernán López-Nussa, Osdalgia, Vannia Borges e Ernesto Blanco, entre outros, como alguns dos músicos convidados; e com coreografia do maestro Santiago Alfonso, Claudia Molinet, Norge Cedeño, César e Lázaro Saavedra.
O show também incluiu a projeção de reflexões de diferentes personalidades no telão, bem como o apelo à igualdade enviado pelo proeminente ator britânico Ian Mackellen e por Jorge Perugorría, com o filme Morango e Chocolate como referência do cinema para dar visibilidade à comunidade LGBTIQ+. Nesse sentido, o embaixador do Reino Unido em Cuba, Sir George Hollingbery, destacou o reflexo desses temas na literatura e fez referência à obra de Oscar Wilde, especialmente o livro “Retrato de Dorian Grey”; assim como o notável romance de Virginia Woolf, “Orlando”, também foi destacado durante a noite.
Por sua vez, a Segunda Chefe de Missão e Cônsul da Embaixada Britânica em Havana, Cathy Bass, destacou a importância de reunir nesse espaço pessoas que muitas vezes não têm a oportunidade de trocar entre si, mas que fazem parte desse esforço para defender a diversidade.
Ele também explicou que cerca de 10 eventos foram realizados durante esse dia, que tem como objetivo tornar visível a luta pela igualdade e contra a discriminação, bem como defender os direitos da comunidade LGBTIQ+ e criar uma ponte entre Cuba e o Reino Unido para construir sociedades melhores.
mem/mml/nmf/bm