Na nona Reunião de Alto Nível do Conselho de Administração do Centro de Desenvolvimento da OCDE, o vice-presidente Felix Ulloa explicou os esforços do país para alcançar o chamado “milagre econômico” e observou que parte desse esforço foi a operação de conversão da dívida de US$ 1,031 bilhão.
De acordo com o Diario El Salvador, citando o vice-presidente, essa transação visa alocar toda a economia gerada para a conservação, segurança hídrica e restauração do ecossistema na bacia do rio Lempa.
Com esse acordo histórico, além de garantir a preservação de um ecossistema fundamental para o futuro, El Salvador reestruturou parte de suas obrigações de crédito para fortalecer sua posição financeira e obter financiamento adicional, observou Ulloa.
O vice-presidente de El Salvador, nação que almeja ingressar na OCDE, também destacou a consolidação de uma transição verde, impulsionada por uma política energética inovadora que fez com que 86% da matriz energética do país viesse de recursos renováveis.
Falando na reunião da OCDE em Paris, Ulloa destacou os avanços em questões de segurança que posicionam seu país como a nação mais segura do hemisfério ocidental.
mem/lb/bm