Isto apesar dos choques externos, da pressão das dezenas de milhares de sanções contra o nosso país, do encerramento dos mercados de exportação, da interrupção das cadeias logísticas, impulsionada pelos iniciadores da guerra económica, destacou Nóvak, segundo a agência TASS.
O alto funcionário acrescentou que a economia russa tem demonstrado um desenvolvimento constante nos últimos anos. E se tomarmos, por exemplo, o crescimento económico de 2020 a 2024, será de cerca de 12,7 por cento. Só no ano passado foi superior a 3,6%, disse ele.
Nóvak garantiu que esta taxa de crescimento está bem acima da média mundial. “E muitas vezes superiores às taxas de crescimento dos países desenvolvidos como, por exemplo, os da Europa. Portanto, vemos que a nossa economia enfrenta estas dificuldades.”
No ano passado tivemos um crescimento do investimento de 9,8%; este ano, em 9 meses, o crescimento do investimento é de 8,6. E para o ano esperamos um crescimento em torno de 7,8. É também uma taxa de crescimento muito elevada, sublinhou o responsável.
E se falarmos, por exemplo, dos planos até 2027, esperamos, de acordo com a previsão de desenvolvimento socioeconómico do nosso país, um crescimento do produto interno bruto na ordem dos 13 por cento, disse o vice-primeiro-ministro russo.
npg/gfa / fav