“Condenamos veementemente estes atos dos militares de Kiev que acreditam na sua impunidade”, afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo num comunicado divulgado esta quarta-feira no seu site oficial.
Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o primeiro ataque ucraniano ocorreu na terça-feira, por volta das 15h (horário de Moscou), e um segundo ataque ocorreu uma hora e meia depois, quando o comboio de veículos retornava após levar os especialistas da AIEA à linha de combate, separação de forças.
A Rússia também expressou a sua indignação com este ataque da Ucrânia ao veículo da AIEA utilizado para a rotação do pessoal da agência na referida central nuclear.
O ataque ucraniano foi anteriormente condenado duramente pelo próprio diretor-geral da organização internacional, Rafael Grossi.
Compartilhamos a indignação da liderança da AIEA com estes atos irracionais de Kiev, que continua a criar ameaças e a realizar ataques às instalações nucleares russas, e que também põem em perigo a vida de funcionários da organização internacional, destaca a nota.
npg/gfa / fav