Os salvadorenhos estão no topo com sete meios de comunicação que já enviaram sua escolha para o site deportes@prensa-latina.cu, por meio do qual são contados os votos para cada atleta ou equipe entre os mais destacados da região da América Latina e do Caribe.
São eles: a mídia digital Voces, El Diario de El Salvador, El Independiente, El Mundo, Co Latino, Canal 21 e o jornal Hoy; enquanto que da nação do Istmo os votos do Bayano Digital, La Estrella de Panamá, Canal TVN, Periódico de Panamá e Agencia de Noticias já foram recebidos na sede da Prensa Latina.
Até o momento, também foram incluídos meios de comunicação da Venezuela, Colômbia, Chile e Estados Unidos, incluindo meios digitais como OnCuba e Por la Goma, bem como cerca de vinte organizações de notícias cubanas.
O lutador cubano Mijaín López, campeão olímpico em Paris 2024 – sua quinta medalha de ouro consecutiva – lidera entre os homens com 37 votos, muito atrás dos outros dois únicos atletas que receberam votos: o tenista salvadorenho Marcelo Arévalo (2) e o jogador de futebol chileno Pablo Aránguiz (1).
Entre as mulheres, a velocista paraolímpica cubana Omara Durand (17), tricampeã em Paris 2024, lidera o caminho à frente da corredora dominicana Marileidy Paulino (7) e da ginasta brasileira Rebeca Andrade (5), enquanto pelo menos oito outras atletas têm pelo menos um voto até o momento.
Na categoria de equipes, a seleção masculina de futebol da Argentina (20), campeã da Copa América, domina à frente da seleção cubana de beisebol5, campeã mundial em Hong Kong 2024, enquanto outras seis equipes estão entre as favoritas da mídia participante.
A Pesquisa Anual de Esportes da Prensa Latina foi lançada em 1964, com o velocista cubano Enrique Figuerola como o primeiro vencedor. A categoria Melhor Equipe do Ano foi incluída em 1980 e, desde 1988, homens e mulheres são escolhidos separadamente.
Na categoria masculina, o velocista mais condecorado é o lendário velocista jamaicano Usain Bolt (6), seguido pelo “Príncipe das Alturas”, o cubano Javier Sotomayor (5), enquanto na categoria feminina, a lendária saltadora colombiana Caterine Ibargüen e a venezuelana Yulimar Rojas ganharam cinco títulos cada.
Entre as equipes, a mais premiada historicamente é a seleção argentina de futebol, com seis láureas (1986, 1991, 2001, 2008, 2014, 2021 e 2022).
A votação estará aberta até 23 de dezembro, e os resultados serão anunciados em uma coletiva de imprensa no dia seguinte.
jha/jcm/glmv