16 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

As eleições para juízes de paz tiveram um bom início na Venezuela

As eleições para juízes de paz tiveram um bom início na Venezuela

Caracas, 15 dez (Prensa Latina) O vice-presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, Carlos Quintero, informou hoje que 99,30 por cento das mesas de votação em todo o país abriram para eleger os juízes de paz.

Em declarações à imprensa, o reitor do CNE explicou que algumas seções eleitorais ainda não haviam sido informadas por estarem em locais remotos, embora ele tenha especificado que, por volta das 10h00, horário local, “aquelas que estavam faltando já deveriam estar abertas”.

Estamos na última fase do cronograma eleitoral para eleger os Juízes de Paz, um processo que, segundo ele, “foi organizado com sucesso em apenas 25 dias em cada uma das etapas”.

Ele explicou que a primeira atividade no domingo foi a constituição das seções eleitorais com seus dois membros da seção eleitoral e o coordenador do Conselho Nacional Eleitoral.

Quintero enfatizou que essa é uma boa notícia porque “o protocolo para a abertura de todas as seções eleitorais está sendo cumprido, o que garante que os eleitores poderão votar desde as primeiras horas”.

O reitor do CNE reiterou as três etapas que os cidadãos devem seguir quando forem votar nas pessoas de sua escolha.

Esse processo começou às 8h e terminará às 18h, horário local, seguido pelo protocolo de contagem dos votos, que será realizado pelos membros da seção eleitoral com o apoio do coordenador do centro e, finalmente, a totalização dos totais, explicou.

Ele ressaltou que essa última etapa corresponde à Comissão Eleitoral, que foi treinada para realizar o processo.

Na opinião do Vice-Presidente do Poder Eleitoral, essa tem sido uma experiência positiva para esse órgão, e ele destacou que quatro dos poderes públicos que o compõem fizeram um esforço conjunto para cumprir a função e dar vida ao artigo 258 da Constituição.

Ele afirmou que essa seção garante a eleição direta, secreta e universal dos juízes de paz.

Quintero conclamou os venezuelanos a participarem maciçamente desse momento histórico, 25 anos após a aprovação pelo voto popular da Carta Magna de 1999.

Ele comentou que amanhã teremos todos os juízes de paz proclamados e, em seguida, a Suprema Corte de Justiça preparará toda essa estrutura para que eles possam começar a exercer suas funções.

Neste domingo, mais de 30.000 Juízes de Paz serão eleitos, incluindo Juízes principais e substitutos, em 4 mil 862 circuitos comunitários distribuídos por todo o país e nos quais foram instalados 4 mil 817 centros de votação.

jha/jcd/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES