21 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Autoridade eleitoral boliviana exorta a população a votar

Autoridade eleitoral boliviana exorta a população a votar

La Paz, 15 dez (Prensa Latina) O presidente do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Bolívia, Oscar Hassenteufel, convocou hoje seus compatriotas a eleger pela terceira vez as máximas autoridades do Poder Judiciário.

“(…) Sabemos que elegeremos apenas 19 autoridades das 26 que deveriam ser eleitas, mas ninguém deve ficar em casa, todos devem exercer seu direito de votar e escolher, escolhendo entre as várias opções e evitando votos em branco e nulos que não levam a nada”, disse ele.

Por volta das 07h30 (horário da Bolívia), Hassenteufel deu início ao dia da votação com um discurso na sede do TSE, em uma cerimônia que contou com a presença do Ministro da Justiça, César Siles, dos membros do Órgão Eleitoral, autoridades nacionais, observadores e outras autoridades, além de observadores internacionais.

“Aqueles que não votarem amanhã não terão o direito de reclamar ou mesmo de fazer uma reclamação sobre o mau funcionamento da administração da justiça, se esse for o caso”, disse ele.

Mais de 7,3 milhões de eleitores estavam aptos a participar da terceira eleição judicial da Bolívia.

Inicialmente, em outubro deste ano, o TSE consolidou um total de 7 milhões 333.933 cidadãos elegíveis para as eleições, que foram inicialmente agendadas para 1º de dezembro.

No entanto, após a remarcação do dia da votação para 15 de dezembro, o registro biométrico foi aberto a novos eleitores.

De acordo com dados oficiais, 502 pessoas que completaram 18 anos entre 2 e 15 de dezembro de 2024 registraram-se durante o dia extraordinário de registro de eleitores.

De acordo com Hassenteufel, ao contrário das eleições judiciais de 2011 e 2017, esta é a primeira que não será completa, porque o Tribunal Constitucional Plurinacional (TCP), que se autoextende, determinou que será parcial, por meio da decisão constitucional 0770/2024-S4.

Como resultado, somente em Chuquisaca, La Paz, Oruro e Potosí serão eleitas as autoridades dos quatro órgãos: o Conselho da Magistratura (CM), o Tribunal Agroambiental (TA), o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) e o TCP.

Em Beni e Pando, apenas as autoridades do TA e do CM serão eleitas, enquanto em Santa Cruz, Cochabamba e Tarija, serão eleitos o TA, o CM e o TSJ.

Hassenteufel lembrou que essas eleições deveriam ter sido realizadas em 2023, mas por vários motivos a Assembleia Legislativa não conseguiu concluir o processo de pré-seleção, enquanto os magistrados do TCP prorrogaram seu mandato, que, de acordo com a Constituição, terminou em 2 de janeiro.

jha/jpm/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES