Localizada na província central de Hubei, a megaestrutura comemorou três décadas de construção no dia anterior.
De acordo com o Ministério de Recursos Hídricos, sua produção até o momento é equivalente a uma economia de 550 milhões de toneladas de carvão padrão e uma redução de 1,49 bilhão de toneladas de emissões de dióxido de carbono.
A primeira unidade geradora da represa entrou em operação em julho de 2003 e, desde então, o projeto tem desempenhado um papel crucial na mitigação de enchentes ao interceptar quase 70 enchentes, disse a mesma fonte.
Além dessa função, a estrutura melhorou significativamente a navegação no rio Yangtze, com um volume de carga acumulado superior a dois bilhões e meio de toneladas e um benefício econômico médio anual de 34,4 bilhões de yuans (aproximadamente quatro bilhões e meio de dólares).
O projeto também desempenhou um papel vital na regulação e complementação do abastecimento de água nas regiões média e baixa da bacia, garantindo o abastecimento de água potável e a irrigação agrícola.
De acordo com o portfólio, o Three Gorges forneceu mais de 360 bilhões de metros cúbicos de água durante 2.732 dias de operação. Em termos ambientais, a área do reservatório passou por melhorias notáveis, com uma capacidade diária de tratamento de águas residuais de 1,58 milhão de toneladas, enquanto a cobertura florestal em áreas importantes ultrapassou 50%.
A represa é um pilar da estratégia de desenvolvimento sustentável da China, integrando a geração de energia limpa, o controle de enchentes, a melhoria da navegação e a proteção ambiental.
men/.idm/mb