No debate especial sobre o 75º aniversário da Carta Magna no Lok Sabha (câmara baixa), o chefe de governo afirmou que a Constituição é o pilar central da unidade e disse que as políticas e decisões de seu governo estão dirigidas a fortalecê-la.
Ele garantiu o compromisso de seu governo com a implementação do Código Civil Uniforme (UCC) e disse que o trabalho está em andamento para a implementação de um UCC secular.
O primeiro-ministro delineou várias medidas tomadas por seu governo para, segundo ele, promover a unidade no país.
Ele se referiu, nesse sentido, à revogação do Artigo 370 em Jammu e Caxemira, que retirou a autonomia desse território sob administração indiana, e à implementação do GST, que tributa o consumo de bens e serviços, tornando a Índia um mercado comum unificado.
Modi também falou sobre o One Nation Ration Card, um esquema lançado em 2018 para garantir a segurança alimentar de todos, inclusive dos migrantes internos na Índia.
Ele mencionou o cartão Ayushman, para providenciar benefícios de seguro de saúde, e o programa One Nation Power Grid, que visa à interconexão de energia em todo o país e ao desenvolvimento de infraestrutura inclusiva.
O ministro-chefe comentou sobre o progresso econômico da nação com o objetivo de tornar a Índia um país desenvolvido e a terceira maior economia nos próximos anos.
Ele disse que o governo está trabalhando com foco no desenvolvimento liderado por mulheres e lembrou a aprovação pelo Parlamento, no ano passado, de uma emenda à constituição para dar às mulheres um terço dos assentos na Câmara Baixa (Lok Sabha) e nas assembleias estaduais.
Por fim, ela propôs onze resoluções ao Parlamento, que incluem desenvolvimento para todos e tolerância zero à corrupção.
Os debates continuarão neste domingo e amanhã, segunda-feira, no Rajya Sabha (Câmara Alta do Legislativo).
mem/lrd/mb