O diretor executivo do Escritório de Planejamento da Área Metropolitana de San Salvador (Opamss), Luis Rodríguez, em declarações à mídia local, disse que a eficiência, o fortalecimento institucional e a confiança no setor privado são fatores determinantes para atrair projetos de investimento privado na Área Metropolitana de San Salvador (AMSS).
“O principal projeto em que estamos trabalhando é tudo o que tem a ver com a otimização e a criação de um novo sistema de eficiência em termos de procedimentos e permissões”, disse ele, insistindo na necessidade de eliminar a burocracia na aprovação de projetos.
O funcionário, ex-comissário presidencial para Projetos Estratégicos da Presidência e ex-diretor nacional para El Salvador no Banco Centro-Americano de Integração Econômica (CABEI), é a favor de trabalhar para reduzir o tempo necessário para concluir os procedimentos, reduzindo os tempos de resposta.
Os relatórios destacam que, sob seu comando, a entidade atraiu dois bilhões e meio de dólares para investimentos na área metropolitana de San Salvador em apenas alguns meses e, devido a essa eficiência, sua missão agora inclui outras áreas do país.
Rodríguez disse recentemente ao Diario El Salvador que, durante o período de cinco anos entre 2024 e 2029, está previsto um investimento privado de mais de oito bilhões de euros no novo AMSS, que também inclui projetos de interesse social.
mem/lb/bm