A empresa estatal disse que está trabalhando para regularizar o serviço para centenas de usuários nas províncias de San Juan, Barahona, Neiba, Elías Piña e Azua.
A empresa disse que em San Juan, na região oeste, 57 conexões foram desconectadas nos setores de Buena Vista e San Carlos do distrito municipal de Sabana Alta, onde vários tipos de cabos usados para roubo de eletricidade foram apreendidos.
Em Barahona (sudoeste), 75 desconexões foram realizadas nas cidades de Villa Central, Paraíso e Cabral, enquanto outras 10 foram detectadas no centro da cidade de Neiba.
Em Elías Piña, no oeste do país, as operações se concentraram na regularização do serviço para 450 usuários na comunidade de Guanito, informou a Edesur.
A empresa informou que ofereceu facilidades aos usuários, como acordos de pagamento para aqueles com dívidas e/ou contas pendentes.
Além disso, aqueles que não tinham medidores e contratos receberam-nos imediatamente.
Da mesma forma, em Azua (no litoral sul), as conexões irregulares foram removidas.
Em um esforço para coibir a fraude de eletricidade, as Empresas Distribuidoras de Electricidad del Norte (Edenorte) e del Sur (Edesur) estão implementando ações para erradicar as conexões irregulares e incentivar a regularização dos usuários.
Essas intervenções fazem parte do trabalho contínuo das autoridades para abolir esse crime que não apenas afeta o sistema de energia, mas também coloca em risco a segurança dos cidadãos e afeta a eficiência do serviço de eletricidade.
rc/mpv/glmv