Depois dos 23 sites da imprensa cubana que até agora enviaram seus votos à agência, El Salvador lidera os estrangeiros (8), seguido por Panamá (7), Venezuela (4), Colômbia (3), Chile (2), Estados Unidos (2), Nicarágua (1), República Dominicana (1), Bolívia (1) e Canadá (1).
O lutador cubano de luta greco-romana Mijaín López continua a dominar o quadro com quase 90% dos votos na categoria Atleta Latino-Americano Masculino do Ano.
Proclamado pentacampeão olímpico nos Jogos de Verão de Paris 2024, “El Gigante de Herradura” recebeu nas últimas horas o benefício do jornal hispânico Correo Canadiense e alcançou 46 votos.
Com relação à Melhor Atleta Feminina, o semanário escolheu Julien Alfred, de Santaluc, que ganhou ouro nos 100m e prata no duplo hectômetro nos Jogos Olímpicos da capital francesa, e que já acumulou cinco votos.
Na última categoria, a velocista paraolímpica cubana Omara Durand, vencedora da categoria T12 nos 100m, 200m e 400m nos Jogos Olímpicos de Paris, lidera com 20 indicações, dobrando os votos da dominicana Marileidy Paulino, rainha da volta oval.
A Agência Boliviana de Informações (ABI) deu sua bênção ao ciclista argentino de BMX José Torres Gil e à ginasta brasileira Rebeca Andrade, ganhadora de uma medalha de ouro em Paris 2024.
Ambas as mídias votaram a favor do time de futebol argentino, campeão da Copa América, que dominou a categoria Melhor Equipe com 28 votos, 12 a mais do que o time de beisebol cubano5, bicampeão mundial.
A Rádio 580 da Nicarágua encerrou a votação da tarde premiando seus compatriotas nicaraguenses nas três categorias: a boxeadora Evelyn Ortega, o jogador de beisebol Carlos Rodríguez e a equipe nacional masculina sub-23.
A votação estará aberta até 23 de dezembro, e os resultados serão anunciados em uma coletiva de imprensa no dia seguinte.
A mídia em todas as suas variantes – rádio, televisão, imprensa escrita, agências, portais digitais – poderá enviar suas seleções para deportes@prensa-latina.cu, de onde será compilada a votação geral.
rc/blc/glmv