Isso foi detalhado hoje por Manuel Segade, diretor do museu que abriga o famoso Guernica, de Pablo Picasso, entre suas pinturas mais emblemáticas, enriquecido em 2024 com obras, por exemplo, da guatemalteca Regina José Galindo e do colombiano Miguel Ángel Rojas, juntamente com os espanhóis Ángeles Santos, José Pérez Ocaña e Ana Laura Aláez.
Segade explicou que a instalação recebeu doações de dois milhões e 700 mil euros e a Fundação Museu Reina Sofia depositou obras no valor de dois milhões e 750 mil euros.
André Masson, Alice Rahon, Allan McCollum, Regina José Galindo, Miguel Ángel Rojas e Yasumasa Morimura, entre outros estrangeiros, estão entre os recém-chegados, assim como espanhóis como Colita, Pilar Albarracín, Carles Congost, Joan Morey e Cristina Lucas.
As mulheres artistas respondem por 56% das aquisições do Ministério da Cultura e do Museu, que também se basearam em compras na feira ARCO e em leilões aprovados pelo Conselho de Qualificação, Avaliação e Exportação de Bens do Patrimônio Histórico.
No total, realizações artísticas no valor de cerca de oito milhões de euros foram adicionadas durante 2024, com ênfase em mulheres a partir da década de 1980 e artistas atuais cujas carreiras estão em ascensão.
mem/ft/bm