19 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Pedem caçassão de deputada bolsonarista por golpismo no Brasil

Pedem caçassão de deputada bolsonarista por golpismo no Brasil

Brasília, 17 dez (Prensa Latina) O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) do Brasil exigiu hoje a suspensão do mandato da deputada Carla Zambelli, apoiadora confessa do ex-presidente Jair Bolsonaro, após um relatório policial que aponta seu suposto envolvimento em um plano golpista.

De acordo com o site Brasil de Fato, a bancada do PSOL na Câmara dos Deputados aderiu à denúncia e exigiu a cassação da parlamentar junto ao Conselho de Ética da casa.

No documento apresentado, o partido aponta a quebra de decoro pelo fato de Zambelli, em dezembro de 2022, ter supostamente tentado convencer o então comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista, a aderir ao plano golpista.

O caso é citado nas investigações da chamada Operação Contra-Golpe, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em novembro.

O pedido de cassação invoca o artigo 55 da Constituição Federal e o Código de Ética da Câmara dos Deputados, apontando que a posição da deputada ofende gravemente os princípios da democracia e da honorabilidade parlamentar.

O site de notícias afirma que Zambelli também está envolvida em outras frentes, já que, em 13 de dezembro, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo formou maioria para cassar o mandato da parlamentar e torná-la inelegível por disseminar conteúdo falso sobre o processo eleitoral.

Suspenso no mesmo dia, o julgamento terá continuidade em 2025. A ação judicial foi movida pela deputada socialista Sâmia Bomfim, que afirmou que a ação foi motivada “por abuso de poder político, ao disseminar todo tipo de desinformação sobre as eleições de 2022 e agora sabendo que faria parte de toda a trama golpista, que terminaria em 8 de janeiro (2023)”.

A sociedade brasileira está chocada após a prisão, no sábado, do general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa durante o governo Bolsonaro, alvo da investigação sobre a tentativa de golpe em 2022.

O relatório da PF acusa os dois e o ex-assessor do líder da extrema-direita, tenente-coronel Mauro Cid, pelos crimes de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado e organização criminosa.

Durante a investigação, as autoridades policiais concluíram que Braga Netto foi o arquiteto da conspiração, ou seja, a principal autoridade por trás de seu planejamento, dando apoio e credibilidade entre oficiais e comandantes.

Ele foi, nas palavras de uma testemunha especializada, “o chefe, o mentor do golpe, mas sob o comando de Bolsonaro”. A trama também incluía o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

npg/ocs/jb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES