17 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Veneração de São Lázaro, um sinal de sincretismo religioso em Cuba

Veneração de São Lázaro, um sinal de sincretismo religioso em Cuba

Havana, 17 dez (Prensa Latina) Centenas de cubanos realizam hoje uma peregrinação ao Santuário ou Igreja de São Lázaro em El Rincón, localizado nos arredores de Havana, uma tradição que expressa o sincretismo religioso no país.

Ontem, várias ruas da capital cubana já estavam repletas de pessoas vestidas com sacos de juta e roupas roxas, a cor que distingue San Lázaro e o orixá do panteão afro-cubano, Babalú Ayê.

Os fiéis das religiões católica e iorubá o consideram um santo milagroso e seus devotos costumam fazer peregrinações para pagar promessas vinculadas à recuperação da saúde e do bem-estar familiar.

O Santuário ou Igreja de São Lázaro em El Rincón, localizado no município de Boyeros na capital, é visitado por centenas de pessoas de diferentes partes do país, como é costume todos os anos.

Muitos dos fiéis geralmente entram de joelhos, descalços ou arrastando pedras e cruzes para cumprir promessas pendentes.

Velas são acesas nos altares do santuário, flores roxas inundam o local e os fiéis se aproximam de uma conhecida fonte de água e enchem seus frascos.

San Lázaro é uma das figuras mais veneradas entre os católicos cubanos e sua imagem também está associada ao orixá da doença, da saúde e da misericórdia.

Na época colonial, os africanos trazidos como escravos associaram suas divindades aos santos da Igreja Católica para que pudessem continuar a venerá-los em suas próprias festividades e ritos.

Representado como um velho humilde acompanhado por cães e com o corpo coberto de feridas, Babalú Ayê simboliza a superação do sofrimento físico e espiritual.

É por isso que, para muitos cubanos, São Lázaro não é apenas o personagem bíblico, amigo de Jesus e irmão de Marta e Maria Madalena; ou Lázaro, o mendigo em uma parábola do Evangelho de São Lucas; ele também é Babalú Ayê, uma divindade do panteão iorubá a quem eles recorrem para pedir saúde e conforto na doença.

lam/ifb/jb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES