O Ministério da Cultura especificou em comunicado que o sinal de televisão “abre espaço em sua tela para mostrar pessoalmente, de diversos ângulos, histórias de quem enfrentou desafios e situações adversas ao longo de sua trajetória”.
A proposta inclui o documentário Hotel de paso (2015), de Paulina Sánchez, sobre as pessoas que dão vida ao Hotel Migrante de Mexicalli, que abriga homens deportados e deslocados, além de Invisíveis (2007), originário da Espanha.
O público espectador também poderá apreciar, espiral (2009), de Jorge Pérez Solano, longa-metragem da Escola Nacional de Artes Cinematográficas que acompanha Diamantina e Araceli, jovens que veem seus companheiros emigrar e devem assumir toda a responsabilidade pela família.
Da mesma forma, serão apresentados Siete soles (2009), de Pedro Ultreras, sobre o problema da migração ilegal e o negócio que o tráfico de pessoas representa na fronteira entre o México e os Estados Unidos, e Los dormientes (2018), de Alejandro Ramírez, sobre os migrantes centro-americanos.
Mx Nuestro Cine, nascido em 2022 através de uma colaboração entre o Canal 22 e o Instituto Mexicano de Cinematografia, tem como objetivo divulgar a indústria cinematográfica nacional e latino-americana.
arco/las / fav