Os altos prêmios para novos músicos cubanos foram conferidos a ele por seus trabalhos altamente criativos “Sueño de un viajero sin paisaje” e “Estudio número 3”, em uma cerimônia realizada no dia anterior no salão Villena da sede da organização em Havana.
“A conquista desse prêmio me motiva a continuar, é o início de um motor que pode me levar a progredir em minha carreira”, disse ele, de acordo com um comunicado de imprensa da Uneac.
O novo guitarrista Saúl Rodríguez também recebeu o prêmio de desempenho da Uneac 2024. “Devo esse prêmio aos meus pais e ao meu professor Jesús Ortega, que me ajudaram muito a alcançar meus objetivos”, disse ele.
Outras distinções foram concedidas em ambos os concursos; em composição, o segundo prêmio foi para Marcos Perdomo por suas peças “Guateque Bashiano” e “Balsero en la Habana” e a menção foi para Hugo Gerardo Valdés por sua obra “El cajero”.
Em interpretação, o segundo prêmio foi concedido a Elizabeth Gato e o terceiro prêmio foi dividido igualmente entre Abel Pino e Antonhy de la Caridad Rodríguez.
O júri de ambos os prêmios, dedicados este ano ao violão, destacou a qualidade das obras apresentadas e dos jovens intérpretes, a maioria deles oriunda de formação artística.
“Em muitas obras, a influência do maestro Leo Brouwer (renomado compositor e violonista cubano) está presente, há muito talento nos músicos premiados e muita qualidade”, disse Jesús Ortega, vencedor do Prêmio Nacional de Música e presidente do júri de composição de Harold Gramatges.
“Em termos do prêmio de desempenho, a escolha de cada participante do programa para se apresentar foi de altíssima qualidade”, disse ele.
A guitarrista Ariadna Cuellar enfatizou que, em 2024, os participantes do concurso mostraram um alto nível artístico e técnico musical, o que tornou difícil para o júri escolher cada um dos prêmios diante de tanto rigor.
mem/mml/bm