Durante o conselho, que conta com a presença de diretores de todas as províncias e do município especial de Isla de la Juventud, serão analisados o trabalho realizado durante este ano, as projeções para 2025, o equilíbrio econômico e o plano de eventos para os próximos 12 meses, de acordo com um comunicado de imprensa do site Jit.
O beisebol cubano teve um ano de contratempos, caindo para o 10º lugar no ranking da Confederação Mundial de Beisebol e Softbol, depois de sua equipe sênior ter ficado em 11º lugar na terceira edição do torneio Premier 12, realizado em novembro passado no México, Taiwan e Japão.
O desempenho da maior ilha do Caribe, que liderou o ranking mundial até 2012, foi o pior de sua história nesses eventos, tornando-a o país que gerou menos pontos este ano entre os 10 primeiros.
Além disso, a equipe sub-15 não se classificou para as finais mundiais, também pela primeira vez desde que esses eventos existem, e tiveram um desempenho muito ruim as mulheres, que foram eliminadas em um dos grupos de qualificação para as finais do campeonato mundial.
Tudo isso não foi uma má notícia para o esporte nacional, que este ano comemora o 160º aniversário de sua chegada à ilha e o 150º aniversário do primeiro jogo em que foi mantido um placar oficial, graças às passagens obtidas para os campeonatos mundiais pelas categorias sub-12 e juvenil, além dém das vitórias nas competições mundiais conquistadas pelas equipes de cegos e do Beisebol5 masculino.
npg/blc/jb