No livro de honra, ele expressou sua gratidão pelo privilégio de aprender mais sobre o longo caminho percorrido por esse país para se tornar “uma nação próspera com perspectivas de desenvolvimento que podem projetá-lo como uma referência mundial em termos de esforços combinados e bem-sucedidos para o bem-estar de seu povo”.
Lourenço considerou o Museu Nacional como um espaço majestoso que preserva as memórias, os feitos e a história secular do povo omanense, dos quais as gerações presentes e futuras podem tirar lições importantes.
Ele reconheceu o trabalho dos responsáveis pela preservação da instituição, “onde todos os visitantes têm a oportunidade de apreciar e aprender sobre a rica e vasta história do povo do Sultanato de Omã”.
O presidente angolano conclui nesta sexta-feira sua visita ao Sultanato, durante a qual os dois lados assinaram instrumentos legais para fortalecer a cooperação nos setores financeiro e de mineração.
Especificamente, o Ministério das Finanças de Angola e o Banco de Investimento de Omã assinaram ontem um Memorando de Entendimento que estabelece uma estrutura de cooperação estratégica com o objetivo de fortalecer os laços econômicos e financeiros entre os dois países.
Também foi rubricado o Acordo para a Aquisição de Participações nas Minas de Diamantes de Catoca e Luele, em Angola, que foi anunciado em 28 de novembro, quando foi anunciado que o Maden Investment Group. CC, uma subsidiária do Fundo de Riqueza Soberana do Sultanato de Omã, seria a nova empresa responsável.
Além disso, o Ministério de Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola e o Massadr Energy Group assinaram um Memorando de Entendimento sobre a Exploração de Oportunidades de Cooperação no Setor de Energia.
O Presidente Lourenço e o Sultão Haitham Bin Tarik Al Said também conversaram em particular e com delegações acompanhantes.
A cooperação nas esferas política, diplomática e econômica foi o centro do diálogo e, de acordo com a Presidência angolana, tanto o Sultão Haitham Bin Tarik quanto Lourenço destacaram a forma como as relações bilaterais estão se desenvolvendo, com ações efetivas e de alto impacto, sem atrasos ou obstáculos.
mem/kmg/bm