“Um amigo na necessidade é um verdadeiro amigo! Obrigado por tudo”, escreveu Ahmed na sua conta na rede social X em francês, amárico e inglês pelo apoio do governo francês à renovação do Palácio Nacional e às obras em curso na rocha Lalibela igrejas cortadas localizadas na região norte de Tigray.
Macron expressou na mesma plataforma digital que a Etiópia traz a marca dos primeiros passos da humanidade.
Ele destacou que a relação entre os dois países faz parte da história, com projetos conjuntos muito importantes. Lembrou que em 2019 lançaram em conjunto programas culturais, patrimoniais e científicos únicos.
“Fizemos isso em Lalibela, um projeto de conservação único no mundo que terminará nos próximos meses. Fizemos isso para a remodelação do Palácio Nacional. O que era um projeto é hoje uma realidade e motivo de orgulho”, lê-se na publicação.
Afirmou que continuarão a apoiar as reformas econômicas e de modernização da Etiópia, bem como a implementação do Acordo de Paz de Pretória, que definiu como a pedra angular da paz e da estabilidade em Tigray.
“Caro @AbiyaAhmedAli, a França tem confiança na Etiópia, no seu futuro, que espera que seja próspero e pacífico”, concluiu.
Macron, que na véspera fez uma visita oficial a Adis Abeba, conversou com o chefe do governo etíope sobre possíveis colaborações em vários domínios, incluindo o aumento dos investimentos franceses, bem como o fortalecimento dos laços na educação e na cultura.
Ahmed enfatizou a importância de desenvolver as relações históricas de longa data entre os dois países.
Mais tarde, Macron foi acompanhado pelo presidente da Câmara de Adis Abeba, Adanech Abiebie, na colocação de uma coroa de flores na base da estátua comemorativa da Vitória de Adwa, localizada no museu com o mesmo nome, em homenagem aos heróis que tombaram na histórica batalha.
Após a cerimónia solene, visitou as instalações e manifestou a sua admiração pela notável transformação que a capital etíope sofreu nos últimos anos.
O presidente francês partiu ontem à noite e foi despedido por Ahmed no Aeroporto Internacional Bole.
mem/rmn/hb