Para aqueles que têm armas e matam, saqueiam, estupram, violentam, queimam e expulsam as pessoas de suas casas, parem com esses atos hediondos que não são bons para as pessoas, nem para vocês que os cometem.
Aqueles que se escondem nas sombras, fornecendo armas e munição em segredo, parem de alimentar essa violência indiscriminada que mancha nossa sociedade com sangue todos os dias, pediram os bispos em seu comunicado publicado pelo jornal digital Haiti Libre.
O bispado pediu às autoridades estaduais que trabalhassem no interesse de todos, em vez de atender aos seus próprios interesses e aos de seus partidos.
Os bispos católicos do Haiti pediram à liderança política que controle as alfândegas e fronteiras, portos e aeroportos, privados e públicos, para bloquear o tráfico de armas e munições ilegais que entram no país.
É fundamental buscar maneiras eficazes de desarmar essas crianças, jovens e adultos presos na espiral da violência, enfatizou o clero.
Eles lembraram à comunidade internacional que prometeram ao Haiti resgatá-lo das profundezas do caos e fazer todo o possível para impedir a entrada de armas e munições ilegais no país.
mem/joe/bm