Dados divulgados no início da manhã de hoje pela Polícia Civil Nacional indicam que, durante o dia, o país não registrou nenhum assassinato relacionado a gangues no domingo para manter seu progresso não letal, o que permitiria atingir uma taxa de homicídios entre 1,5 e 1,8 até 2024, tornando-o o país mais seguro do mundo.
Durante a administração do presidente Nayib Bukele, o país teve 789 dias com zero homicídios, 676 dos quais alcançados sob o regime de emergência decretado pela Assembleia Legislativa em 22 de março de 2022, quando o país registrou mais de 80 mortes relacionadas a gangues em um fim de semana.
Sobre esses resultados, o Diario El Salvador destacou hoje que o Modelo Bukele posiciona o país como referência mundial em segurança e na eliminação de gangues e do tráfico internacional de drogas, que movimenta milhões em carregamentos de cocaína.
O jornal acrescentou que esse clima de segurança atraiu a atenção de outros países, que consideraram que, ao implementar o modelo Bukele, poderiam reduzir os índices de criminalidade em suas cidades.
mem/lb/bm