O evento, que começou no sábado e será encerrado hoje, também marcou o estabelecimento de uma nova parceria entre os dois países nesse setor, com foco especial na apresentação de filmes e na troca de conhecimentos, tecnologias e experiências.
A esse respeito, o embaixador chinês em Adis Abeba, Chen Hai, afirmou que, como civilizações antigas, tanto a China quanto a Etiópia têm uma longa história, uma cultura esplêndida, belas paisagens naturais e diversos costumes étnicos que podem potencialmente ajudá-las a produzir filmes, dramas e programas de televisão de alta qualidade.
“Esse Festival de Cinema e Televisão China-Etiópia é um evento inovador para promover suas indústrias cinematográficas, relações bilaterais, intercâmbios culturais, compreensão mútua e amizade entre os povos dos dois países”, enfatizou.
Hai relembrou a longa história de cooperação bilateral amigável, principalmente nas áreas de construção, desenvolvimento de infraestrutura e manufatura.
Por sua vez, o Diretor Geral de Diplomacia Pública do Ministério das Relações Exteriores da Etiópia, Shibru Mamo, considerou que esse festival representa a parceria forte e histórica entre a Etiópia e a China, que está crescendo continuamente em escopo e profundidade nas colaborações econômicas, políticas, de infraestrutura e culturais.
O festival apresenta 12 filmes e documentários chineses e etíopes.
No lado asiático, o longa-metragem “The Road to Prosperity” foi lançado, destacando a jornada de desenvolvimento transformador de Beijing, mostrando o trabalho árduo, a resiliência e o compromisso com o crescimento de seu povo.
jcm/nmr/bm