As duas nações trabalharão juntas na luta contra o crime transnacional e o contrabando de migrantes, e a nação sul-americana está comprometida em fornecer treinamento técnico à Polícia Nacional do Haiti, inclusive em inteligência, contrainteligência e policiamento comunitário.
Ambos os lados estão conscientes de unir forças quando se trata da migração haitiana na Colômbia, daí a tentativa de Porto Príncipe e Bogotá de acelerar a entrada em vigor do acordo de isenção de visto de 2019 para portadores de passaportes diplomáticos e oficiais.
Os dois países também trabalharão para diversificar os suprimentos alimentares e industriais com o apoio ativo da Colômbia, informou o jornal haitiano Haiti Libre.
As duas partes enfatizaram a importância do Memorando de Entendimento assinado em 18 de dezembro de 2024 entre o Ministério da Educação e Treinamento Vocacional do Haiti e o Serviço Nacional de Aprendizagem da Colômbia.
Essa parceria tem como objetivo fortalecer o treinamento vocacional e promover intercâmbios culturais, especialmente entre a cidade haitiana de Jacmel e Cartagena.
A reunião do presidente colombiano Gustavo Petro, há 48 horas, com a delegação haitiana liderada por Leslie Voltaire, presidente pro tempore do Conselho de Transição, foi descrita pela mídia local como proveitosa.
mem/joe/bm