Vários municípios desse território na costa norte do país, incluindo Villa Isabela, Sosua e Cabarete, estão sofrendo fortes inundações, de acordo com imagens de danos transmitidas pela televisão e pela mídia on-line.
Um relatório preliminar da Defesa Civil relata danos em cerca de 1.325 casas, enquanto no município de Villa Isabela a comunidade de Caño Miguel está isolada, com inundações no distrito municipal de La Jaiba e na cidade de Los Pilones.
Também há inundações em Ranchito de los Vargas, nas comunidades de Saballo e nos bairros de El Batey.
Em seu boletim mais recente, nesta tarde, o COE elevou o nível de alerta em que se encontrava Puerto Plata, após as chuvas registradas nesta segunda-feira e as que estão previstas para as próximas horas.
Enquanto isso, as províncias em alerta amarelo são Hermanas Mirabal, Espaillat, María Trinidad Sánchez, Duarte e Samaná.
Também em verde estão Greater Santo Domingo, La Vega, Monseñor Nouel, La Altagracia, Monte Plata, Santiago de los Caballeros, Dajabón, Sánchez Ramírez, Santiago Rodríguez e Montecristi.
O Instituto Nacional de Meteorologia previu para amanhã chuvas moderadas, às vezes fortes, com possíveis trovoadas e rajadas de vento, principalmente nas províncias localizadas na costa atlântica, Cordilheira Central, nordeste e sudeste.
As chuvas não impediram que as famílias se deslocassem para o interior do país e outras para a capital para as festividades da estação.
Enquanto isso, o COE mobilizou mais de 47 mil colaboradores nas principais estradas e rodovias a partir das 14:00 horas locais de segunda-feira, incluindo brigadistas, policiais, médicos, socorristas e paramédicos para evitar incidentes e responder a possíveis emergências dos cidadãos.
jha/mpv/glmv