De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do gigante asiático, a agenda do chefe diplomático inclui reuniões bilaterais com o ministro das Relações Exteriores anfitrião, Wang Yi.
O objetivo principal é a participação das duas autoridades na segunda reunião do Mecanismo Consultivo de Alto Nível sobre Intercâmbios Humanos entre a China e o Japão.
A visita faz parte dos esforços para fortalecer a cooperação bilateral e promover o diálogo entre as duas nações em vários campos.
Os dois países têm buscado progresso em áreas de cooperação, como comércio e segurança regional, mas as tensões históricas e as diferenças em relação a questões de segurança, como disputas territoriais, continuam sendo pontos de atrito.
Nesse contexto, a questão do gerenciamento de resíduos nucleares resultantes do desastre de Fukushima tem sido uma questão importante nas relações.
Beijing reiterou sua oposição ao plano do Japão de liberar água poluída no mar e enfatizou que a chave é que o Japão cumpra seus compromissos, especialmente em termos de implementação de monitoramento internacional eficaz e amostragem independente.
lam/idm/bm