“Esta manhã, iniciamos a reunião do Comitê Executivo do Partido da Prosperidade para discutir as principais questões da agenda nacional e do partido”, revelou o primeiro-ministro Abiy Ahmed em sua conta na mídia social X.
O OP comemorou cinco anos de sua criação em novembro passado e avanços significativos em vários setores que beneficiaram diretamente os cidadãos etíopes foram apresentados durante um evento no Adwa Victory Memorial Museum, na capital.
Durante a ocasião, o membro do Comitê Executivo e vice-presidente do Comitê de Coordenação das Instituições Federais, Tesfaye Beljige, lembrou que o surgimento desse grupo foi iniciado em resposta às divisões que assolavam a política nacional antes da era da reforma.
Beljige destacou esse período caracterizado por divisão, tensão e falta de respeito pelos direitos humanos e democráticos.
Após a reforma nacional, orientada pelo princípio Medemer (união ou adição em amárico), várias medidas foram tomadas para afastar o país de seus desafios anteriores, incluindo a ampliação do espaço político e a garantia da liberdade de imprensa, disse ele.
Da mesma forma, a reforma da legislação e das instituições e a melhoria do ambiente democrático.
Ele ressaltou que iniciativas como a formação da Comissão Nacional de Diálogo e o lançamento de processos de justiça transicional representaram marcos importantes no caminho da reforma.
lam/nmr/bm