No ano que está prestes a terminar, Thu Vinh conquistou o título continental, dominou em várias competições regionais e avançou para duas finais nas Olimpíadas: quarta na pistola de ar de 10 metros e sétima em 25 metros.
Outros selecionados entre os expoentes mais notáveis do esporte vietnamita nos últimos 12 meses foram o jogador de bilhar Tran Quyet Chien, o melhor jogador de bola 9 do mundo, e o jogador de vôlei Nguyen Th iBích Tuyen, considerado um dos melhores atacantes do mundo atualmente.
Também fazem parte do grupo de elite Nguyen Thi Huong (canoagem), Pham Thi Hue (remo), Nguyen Thuy Linh (badminton), Nguyen Thi That (ciclismo), Ha Thi Linh (boxe), Tran Thi Nhi Yen (atletismo) e Do Thi Ánh Nguyet (arco e flecha).
Entre os atletas com deficiência, o mais proeminente foi o halterofilista Le Van Cong, ganhador de uma medalha de bronze nos Jogos Paraolímpicos de Paris e dois títulos da Copa do Mundo na categoria de 49 kg.
Em sua 46ª edição, a eleição dos melhores expoentes do esporte vietnamita incluiu uma nova categoria: as três melhores equipes do ano, que foram para as equipes de vôlei e futsal e a equipe de revezamento 4x400m, todas femininas.
A votação anual foi organizada pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo, a Autoridade Esportiva, o Comitê Olímpico e o Comitê Paraolímpico do Vietnã.
npg/mpm/jb