As associações comerciais consideram que sua situação atual é pior do que há um ano e continuam pessimistas em relação a 2025, de acordo com a publicação do Instituto Econômico Alemão IW.
De acordo com a pesquisa, 31 das 49 associações empresariais consideram a situação atual pior do que em 2023 e 20 dos 49 representantes do setor preveem uma produção menor no próximo ano, enquanto apenas 16 esperam um aumento.
A economia alemã também não decolará em 2025, diz o diretor da IW, Michael Hüther.
Na opinião da instituição, a incerteza global está prejudicando as exportações, enquanto a turbulência política no país está retendo os investimentos, o que terá um impacto especial no mercado de trabalho, com metade dos grupos pesquisados esperando cortes de empregos em seus respectivos setores durante 2025.
De acordo com as estimativas do IW, os maiores cortes de empregos ocorrerão no setor industrial, em atividades como aço, engenharia mecânica e construção.
“Raramente a situação econômica atual foi tão preocupante; vimos várias crises nos últimos 100 anos, mas nenhuma foi tão complexa e com tantas causas quanto a atual”, disse o diretor do IW, com sede na cidade alemã de Colônia.
O próximo governo alemão, disse ele, enfrenta a grande tarefa de criar perspectivas econômicas sustentáveis.
mem/mjm/bm