Em um comunicado, o Ministério da Saúde destacou que durante todo o ano promoveu campanhas para reforçar as medidas essenciais de higiene, como a lavagem frequente das mãos, proteger a boca e nariz ao espirrar e evitar mudanças bruscas de temperatura.
Ela enfatizou que esses são elementos fundamentais para prevenir doenças como as mencionadas acima e reduzir os riscos associados à temporada de inverno.
Claudia Garrido, chefe do serviço de pneumologia pediátrica do Instituto Nacional de Doenças Respiratórias Ismael Cosío Villegas, enfatizou a importância do uso de máscaras em caso de sintomas de doença.
Ela também pediu que as pessoas evitem locais com aglomeração de pessoas para interromper a cadeia de transmissão de infecções respiratórias.
“Nesta temporada de inverno, é fundamental que as pessoas se agasalhem para se proteger do frio”, acrescentou.
A especialista também enfatizou a importância de manter os cronogramas completos de vacinação, pois essas medidas são fundamentais para prevenir doenças ou reduzir a gravidade dos sintomas em caso de alguma doença.
Ela também pediu a proteção dos grupos mais vulneráveis, incluindo crianças com menos de cinco anos, adultos com mais de 65 anos e pessoas que sofrem de doenças crônicas ou pulmonares, como diabetes e hipertensão.
Para esta sexta-feira, o Serviço Meteorológico Nacional prevê uma atmosfera gelada, com temperaturas mínimas de -15 a -10 graus Celsius e geada nas montanhas de Chihuahua e Durango, e uma atmosfera muito fria e temperaturas mínimas de -10 a -5 graus Celsius com geada nas montanhas de Baja California e Sonora.
Da mesma forma, espera-se que os termômetros marquem de -5 a zero grau nas regiões de Aguascalientes, Baja California Sur, Coahuila, Estado do México, Guanajuato, Hidalgo, Jalisco, Michoacán, Nayarit, Oaxaca, Puebla, Querétaro, San Luis Potosí, Sinaloa, Tlaxcala, Veracruz e Zacatecas.
Também são esperados de zero a cinco graus em áreas dessa capital, Morelos, Nuevo Leon e Tamaulipas.
npg/las/jb