Em Puerto Plata, na costa norte do país, foram registradas fortes inundações, principalmente nos municípios de Villa Isabela, Sosua e Cabarete, entre outros.
Um relatório preliminar da Defesa Civil registrou danos em cerca de 1.325 casas, enquanto no município de Villa Isabela a comunidade de Caño Miguel ficou isolada, com inundações no distrito municipal de La Jaiba e na cidade de Los Pilones.
Também foram registradas inundações em Ranchito de los Vargas, nas comunidades de Saballo e nos bairros de El Batey.
No entanto, as chuvas não impediram que algumas famílias se mudassem para o interior do país e outras para a capital para as festividades da estação.
Em 24 de dezembro, o presidente dominicano Luis Abinader foi a Puerto Plata para avaliar os danos causados pelas chuvas e inundações e coordenar soluções imediatas, informaram fontes oficiais.
Durante sua visita, o presidente se reuniu com as principais autoridades, durante as quais foram delineadas estratégias para atender às famílias afetadas e reabilitar as infraestruturas obstruídas por deslizamentos de terra, além de fornecer rações de alimentos crus e cozidos.
O presidente também ordenou a entrega de fundos a serem distribuídos aos municípios e distritos para atender às necessidades mais urgentes.
arc/mpv/glmv