Nos três primeiros trimestres, a cifra acumulada foi de 387,44 milhões de dólares, segundo um relatório do diário El Mundo, baseado em estatísticas do Banco Central de Reserva (BCR).
O IED atingiu 195,67 milhões no primeiro trimestre, mas no segundo trimestre caiu 33,60 milhões, o que significa que houve mais saídas do que entradas. Em seguida, no terceiro trimestre, foi registrada uma entrada de 225,37 milhões, informou o jornal.
Da mesma forma, o valor acumulado do terceiro trimestre é 144,91 milhões menor do que os 532,35 milhões registrados no mesmo período de 2023, embora seja um pouco maior do que os 326,83 milhões registrados em 2022.
Enquanto isso, o economista Cesar Villalona destacou a falsidade das alegações oficiais de que o IED cresceria com a política de bitcoin do governo e “outras maravilhas econômicas”.
Villalona, um crítico do governo, comparou que durante o último governo do ex-presidente Salvador Sánchez Cerén, esse investimento foi de US$ 826 milhões e agora está em US$ 387 milhões, e está despencando.
Um dos indicadores mais importantes para economistas e agências de ajuda é justamente esse número, devido ao seu efeito sobre o crescimento econômico e a criação de empregos.
Um relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), citado pelo jornal e publicado em agosto passado, revelou que o país recebeu apenas 0,4% do investimento que chegou a toda a região latino-americana.
arc/libra/glmv