De acordo com fontes locais e de segurança, os enfrentamentos entre as Forças Armadas da RDC e os rebeldes do Movimento 23 de Março (M23) estão ocorrendo entre as aldeias de Mambasa e Alimbongo, localizadas a cerca de 60 quilômetros ao sul do centro de Lubero.
Eles também observaram que os helicópteros do exército têm bombardeado as posições do M23 em torno dessas duas aldeias desde a manhã de sábado. Desde segunda-feira, 23 de dezembro, os combates se intensificaram nessas aldeias, tendo em vista a intenção dos rebeldes de avançar sobre Mambasa e os esforços dos militares congoleses para recapturar Alimbongo, considerado um enclave estratégico na estrada para a capital do território de Lubero.
As Forças Armadas estabeleceram suas posições defensivas avançadas em Mambasa, enquanto o M23 tenta bloquear qualquer avanço em direção a Alimbongo.
Os rebeldes até mesmo evacuaram suas posições na cidade vizinha de Kasiki, a aproximadamente cinco quilômetros de Alimbongo, antes de se retirarem para a comuna rural de Kirumba; enquanto isso, a população está sofrendo mais com essa nova escalada, que provocou novos deslocamentos.
oda/kmg/mb