‘Não há viagens planejadas à Síria nesta etapa’, disse uma fonte oficial que preferiu o anonimato, citada pelo diário Al Ahram.
O ministro das Relações Exteriores do Egito, Badr Abdelatty, deve visitar a Síria em breve para conversar com o novo governante de fato, Ahmed al-Sharaa.
Essa especulação foi alimentada pelo recém-nomeado ministro das Relações Exteriores da Síria, Asaad al-Shaibani, que disse que Damasco espera construir laços estratégicos com o Egito, informou o Al Ahram.
Várias capitais árabes já enviaram delegações ao Egito para entrar em contato com os líderes da aliança islâmica que derrubou o presidente Bashar al-Assad.
O diário egípcio lembrou que a coalizão é liderada pelo grupo Hayat Tahrir al-Sham, que já fez parte da Al-Qaeda, e ressaltou que o Cairo vem lutando há anos contra as formações radicais que operam na Península do Sinai.
Como resultado, o governo egípcio adotou uma abordagem de esperar para ver, destacou a publicação.
Na semana passada, o presidente Abdel-Fattah El-Sisi pediu o desenvolvimento de um “processo político abrangente” na Síria, incluindo todas as partes e refletindo os diversos componentes de sua população.
mem/rob/glmv