O Gabinete do Primeiro Ministro revelou que os esforços de reparação iniciados pelo chefe de governo Abiy Ahmed começaram com o Grande Palácio Nacional, agora Parque da Unidade, e continuaram com a revitalização deste icônico monumento.
O último, segundo o anúncio, agora é um testemunho da jornada da nossa nação, incorporando a resiliência, a arte e a visão do nosso povo.
Ao restaurá-lo à sua antiga glória, honramos nosso passado e criamos um símbolo duradouro de orgulho e inspiração para as gerações futuras. O Palace Museum agora se tornou um lugar para todos, concluiu o Escritório.
A Agência Francesa de Desenvolvimento contribuiu para o financiamento da restauração do Palácio Nacional e de seu parque, bem como para o trabalho de transformar o local em um museu.
Em resposta a uma solicitação da Etiópia em 2019, a França se comprometeu a apoiar as autoridades locais na gestão de seu patrimônio nacional, do qual o edifício faz parte.
Um marco do governo, foi a última residência do imperador Haile Selassie (1930-1974) e, após sua derrubada, foi abandonada por vários anos antes de ser usada como residência do presidente e como local para funções estatais. Até hoje, nunca foi aberto ao público.
Tem um design neoclássico e uma forte influência Art Déco. Os baixos-relevos na fachada principal ilustram a história da Etiópia e, juntamente com os jardins ao redor, constituem um importante patrimônio de grande interesse cultural, histórico e estético.
oda/nmr/glmv