Milhares de pessoas no Estádio Viet Tri, na província de Phu Tho, e em muitas outras partes do país, comemoraram ontem à noite a vitória por 3 a 1 dos chamados “guerreiros da estrela dourada” sobre seus rivais de Cingapura, garantindo um lugar na final da competição regional, que a nação indochinesa conquistou em 2008 e 2018.
“Este é o resultado do apoio entusiasmado dos torcedores, juntamente com o esforço, suor e dedicação de toda a equipe nos últimos seis jogos”, enfatizou o técnico do Vietnã, Kim Sang Sik, da Coreia do Sul, logo após o apito final.
Na partida pelo título, marcada para o início de janeiro, o Vietnã enfrentará o vencedor da semifinal entre Tailândia e Filipinas, cujo jogo de volta será disputado hoje. No jogo de ida, os filipinos levaram a melhor, vencendo o jogo de ida por um placar apertado de 2 a 1.
Mas seja qual for o adversário, “temos um plano de preparação e os jogadores darão o melhor de si”. A equipe vietnamita está pronta para buscar os melhores resultados no torneio deste ano”, disse Sang Sik, que afirmou: ”Estou apostando toda a minha carreira de futebol neste torneio.
Na partida decisiva de ontem à noite, os dois primeiros gols foram marcados pelo recém-adquirido atacante Nguyen Xuan Son, um brasileiro nascido no Vietnã que marcou cinco gols em três jogos até agora pela seleção nacional.
Cingapura descontou aos 74 minutos do segundo tempo com o meio-campista japonês Kyoga Nakamura, mas o atacante Chinh Tien Linh garantiu o placar no primeiro minuto adicional do segundo tempo.
O lateral direito Ho Tan Tai se machucou durante o jogo e, de acordo com Sang Sik, estava sentindo muitas dores e não parecia estar bem. Se a lesão for grave, será uma grande perda para a equipe, disse ele.
No entanto, os relatos da mídia apontam que o Vietnã enfrentará a final da Copa da Asean de 2024 com duas vantagens consideráveis: a primeira é jogar a partida de ida em casa, no próprio estádio de Viet Tri.
A segunda é o fato de que, de acordo com as regras do torneio, os cinco jogadores da equipe que receberam cartões amarelos nas semifinais entrarão nas próximas partidas com “ficha limpa”, pois todos os cartões serão retirados.
Entre eles estão os meio-campistas Thanh Chung e Bui Tien Dung, o lateral-direito Ho Tan Tai, o goleiro Nguyen Dinh Trieu e o atacante Nguyen Xuan Son.
O jogo de ida da grande final da Copa da Asean 2024 será disputado em 2 de janeiro no Viet Tri Stadium e o jogo de volta três dias depois em um local a ser determinado.
jcm/mpm/jb